Decidido

Justiça nega e Vasco encara o Grêmio de portões fechados

Clube tentou liberar entrada de grupo selecionado de torcedores

Vasco tentava a permissão para mulheres, crianças e pessoas com deficiência na arquibancada
Vasco tentava a permissão para mulheres, crianças e pessoas com deficiência na arquibancada |  Foto: Divulgação/TV Brasil

O pedido do Vasco de liberar a entrada de mulheres, crianças e pessoas com deficiência para o confronto contra o Grêmio, neste domingo (6), foi negado pela desembargadora Renata Machado Cotta, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). A partida acontece em São Januário e não contará com a torcida da casa.

O jogo é o último da lista imposta na punição feita pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após os episódios de confusão depois da derrota contra o Goiás, em junho. Após a decisão, o Vasco atuou contra o Cuiabá, Cruzeiro e Athletico, sem a presença da torcida.

O cruzmaltino ainda tentava a liberação em São Januário, que foi interditado após uma ação civil do Ministério Público, para conseguir receber o público de mulheres, crianças e pessoas com deficiência, não abriu mão de jogar a partida na Colina, outro estádio que tem capacidade para receber esse público.

No pedido à Justiça, o clube carioca apresentou um parecer técnico de um especialista, onde afirmaram que o estádio possuía todas as licenças para receber a torcida. No entanto, a argumentação jurídica não foi aceita pela desembargadora, que, em sua decisão, levou em consideração a possibilidade de uma confusão causada pelo público parcial.

"Ou seja, inobstante se reconheça que a grande maioria dos atos conflituosos recorrentemente observados em decorrência de partidas futebolísticas são provocados por homens, seria leviano concluir pela impossibilidade total de que mulheres ou pessoas portadoras de alguns tipos de deficiência provoquem tumulto ou venham a confrontar violentamente com torcedores do time rival", diz parte da decisão.

No Vasco, já existia o pessimismo por conta do timing. O clube espera que a decisão seja anunciada na quinta-feira (3). Mesmo que a decisão de sexta-feira (4) seja favorável, é improvável que os clubes tenham tempo suficiente para vender ingressos e organizar a realização dos jogos.

Vasco e Grêmio se encaram pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo (6), às 16h. O Gigante da Colina busca uma vitória para subir no Z-4.

< Falta d'água vira caso de polícia em São Gonçalo Clima ameno no final de semana no Rio; veja a previsão completa <